Barreiras de limpeza nos oceanos
Os plásticos invadiram os mares e este é um dos maiores problemas que a humanidade tem que resolver.
No entanto, há uma esperança: a associação sem fins lucrativos The Ocean Cleanup está a conseguir recolher plástico da ilha de lixo do Pacífico Norte.
O Ocean Cleanup é uma barreira com potencial para impedir que o plástico dos oceanos se espalhe. A barreira é feita com borracha vulcanizada e um subsistema de cabos que alcança até 4.500 metros de profundidade. Para que seja eficiente, o ideal é que esta barreira seja instalada em locais estratégicos, de acordo com as correntes marítimas. A função é concentrar o plástico num só local, para que os navios coletores consigam retirar os resíduos de forma eficaz e em grande escala.
O primeiro teste realizou-se em setembro de 2018 e concluído em janeiro de 2019, mas este acabou por falhar, pois não conseguiu recolher praticamente nenhum plástico. Boyan Slat, fundador da The Ocean Cleanup, pensou que talvez se usarem a corrente a seu favor seria uma boa abordagem. No primeiro teste, a própria estrutura acabou por se partir.
Depois de alguns testes não terem passado apenas de algumas tentativas falhadas, finalmente o sistema autónomo que criaram confirmou o que Boyan comunicou numa conferência realizada no dia 2 de outubro de 2019, o sistema usa as forças naturais do oceano para capturar e concentrar passivamente os plásticos, confirmando assim esta técnica de sistema de limpeza do oceano.