Combustíveis de emissão neutra
Os combustíveis de emissões neutras ou de emissões negativas são combustíveis em que não existe aumento da concentração ou diminui-se momentaneamente os níveis de carbono ou outros gases de efeito de estufa na atmosfera. Estes combustíveis produzem-se, inicialmente, a partir da captura de óxidos de carbono provenientes de fábricas ou centrais nucleares, daí serem considerados a partir deste momento como emissões negativas. Após a sua captura, este é reciclado e pode ser reutilizado, voltando a se libertar na atmosfera e tornando-se em emissões neutras.
Outro método poderá ser a produção
alternativa de metano, CH4, a partir da reação de hidrogénio
retirado da água com dióxido de carbono capturado da atmosfera a temperaturas elevadas,
ou a produção um éter dimetilo através de metanol. Esta opção pode ser
utilizada na produção de energia e calor, substituindo o combustível diesel,
pois também se consegue inflamar rapidamente a elevadas temperaturas.
Esta alternativa tem sido utilizada em Baden-Württemberg na Alemanha desde 2010, após a construção de uma central de produção de metanol, e a partir daí, tem-se expandindo por todo o país e internacionalmente, chegando a Colômbia, alguns estados dos E.U.A e até a Inglaterra.
Com base nesta fórmula, o dióxido de carbono assim libertado é reutilizado, neutralizando a sua emissão. Caso este plano seja posto em funcionamento, ocorrerá uma redução em 50% de todas as emissões de CO2, limitando os níveis de poluição e regulando o aquecimento global.