Crescimento populacional
Entende-se por crescimento populacional o aumento do número total de indivíduos, neste caso de seres humanos, numa população. Este crescimento pode ser avaliado em várias medidas, sendo possível avaliar a nível local, nacional, internacional ou até mesmo a nível mundial. É calculado assim através de uma taxa de crescimento populacional, isto é, analisando as diversas características pertencentes á zona em estudo que o influenciam.
Desde a origem do ser Humano que o seu crescimento populacional tem vindo a aumentar gradualmente, até meados do século XVIII-XIX onde ocorreu um aumento drástico da população a nível mundial.
Atualmente, esse crescimento tem vindo a diminuir, isto é, o acréscimo da população mundial é menor atualmente comparado ao século passado, no qual este aumentou consideravelmente.
Consequências da sobrepopulação
No entanto, a falta de condições de vida, como a falta de higiene, e/ou a falta de educação causaram condições desprezáveis para a vida humana nesses locais posteriormente, o que acelerou o crescimento populacional e provocou problemas de sobrepopulação.
Com este problema surgem diversos outros consigo relacionados, sendo uns dos mais importantes a escassez de água, alimentos e outros recursos, sejam renováveis ou não renováveis e o uso de combustíveis fósseis, assim como a degradação de vários ecossistemas, que resulta na extinção ou num estado de emergência de várias espécies de seres vivos.