Furacão de Moçambique
Um ciclone é um fenómeno atmosférico em que ocorrem fortes ventos e tempestades em forma de redemoinho, produzidos através de grandes quantidades de água e ar, com origem nos oceanos, em regiões tropicais. Formam-se quando as águas evaporam e dão início a uma tempestade, em que o vapor de água é aquecido e sobe para as camadas mais frias da atmosfera, onde condensa e origina nuvens carregadas. Uma coluna de baixa pressão movimenta-se em espiral e o vento em seu redor aumenta.
Em março de 2019, o ciclone tropical Idai desenvolveu-se através de uma depressão tropical originada na costa leste de Moçambique. Posteriormente, a depressão desviou-se para o Canal de Moçambique, onde ocorreu um aumento da sua intensidade, tendo sido atualizado para tempestade tropical moderada Idai. O ciclone tropical Idai atingiu uma intensidade de pico inicial, porém deu-se um enfraquecimento devido a mudanças estruturais dentro de seu núcleo interno. Após o seu enfraquecimento, atingiu ventos máximos e uma pressão mínima, posteriormente voltou a enfraquecer, devido a condições climáticas menos favoráveis. Este acontecimento propagou-se de 4 a 17 de março, com categoria 4 e ventos acima dos 200 km/h.
Como consequência, foram contabilizados mais de 600 óbitos, e aproximadamente 1.600 feridos. As províncias mais severamente afetadas foram Sofala, Manica, Tete e Zambézia. Depois do ciclone Idai, a UNICEF apelou financeiramente para apoiar as famílias que sofreram o impacto da tempestade.
Moçambique é um país extremamente vulnerável aos desastres naturais, devido à sua localização geográfica e ao nível de pobreza. A sua morfologia e condição geográfica tornam o vulnerável país a cheias, ciclones e secas. As manifestações climáticas extremas passaram a ser uma ameaça gradual ao desenvolvimento nacional. Estas alterações devem-se principalmente à industrialização, ao crescimento populacional e à excessiva utilização de recursos, provocando consequências negativas.
Deste modo, Moçambique adotou o ''Plano Diretor para a Redução do Risco de Desastres'' para o período 2017-2030, que proporciona uma garantia para que a população, saúde, meios de vida, infraestruturas públicas e privadas sejam considerados, após eventos provenientes das mudanças climáticas, com uma instrução consistente na prevenção, prontidão, resposta e recuperação.
Webgrafia:
https://www.suapesquisa.com/o_que_e/ciclone.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/ciclone.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclone_tropical
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclone_Idai
https://news.un.org/pt/story/2019/04/1668241
https://iep.lisboa.ucp.pt/asset/4386/file