Terramoto do Haiti

Em janeiro de 2010, o Haiti sofreu um terramoto devastador, de magnitude 7,0 na escala de Richter, a uma profundidade de 10km. O seu epicentro situou-se próximo da cidade de Leogane, 25 quilómetros a oeste da capital do país, Port-au-Prince.

Um sismo corresponde, geralmente, à libertação de tensões acumuladas a partir dos movimentos das placas tectónicas. Quando o limite de elasticidade de uma rocha é ultrapassado, devido ao aumento das tensões tectónicas, ocorre a rutura e o movimento abrupto das placas, libertando energia em forma de ondas sísmicas.

Este sismo ocorreu devido à rutura de múltiplas falhas, incluindo a falha de Leogane, que se encontra a uma grande profundidade. Também se crê que a tensão presente nesta falha não foi completamente libertada, o que indicia possíveis futuros terramotos. A constituição do solo na zona contribuiu para a amplificação do terramoto, visto que é composto maioritariamente por rochas sedimentares.

A localidade não se encontrava preparada para uma catástrofe desta intensidade, devido, principalmente, à dívida nacional, que está na origem de uma pobreza generalizada, da degradação dos edifícios e do facto de existir apenas, como meio de reconhecimento sismológico, um sismógrafo pouco funcional, o que levou a uma falta de organização na gestão antes, durante e após o sismo, aumentando drasticamente a taxa de mortalidade.

O desastre abalou consideravelmente as construções locais. Prédios comerciais e residenciais, assim como escolas e hospitais, tiveram as suas estruturas muito abaladas ou destruídas. Nem mesmo o Palácio Presidencial e a sede da MINUSTAH, missão da ONU para a estabilização do Haiti, escaparam à destruição causada pelo terremoto. 

Webgrafia:

https://www.ipma.pt/pt/educativa/faq/geofisica/sismologia/index.html  

https://en.wikipedia.org/wiki/2010_Haiti_earthquake  

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_do_Haiti_de_2010#Declara%C3%A7%C3%B5es_pol%C3%AAmicas

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/dados-de-satelite-indicam-verdadeira-causa-do-terremoto-no-haiti.html

https://www.britannica.com/event/2010-Haiti-earthquake

https://pt.wikipedia.org/wiki/Consequ%C3%AAncias_do_Terremoto_no_Haiti

https://nacoesunidas.org/nove-anos-apos-terremoto-haiti-melhora-preparacao-para-desastres-naturais/

https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/zoom/2019/01/12/NWS,93100,70,637,NOTICIAS,2190-AS-LICOES-HAITI-NOVE-ANOS-APOS-TERREMOTO.aspx

© 2019 11°A , ECB, Benedita 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora